sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Sessão Sai Capeta VII: Galeria do Grotesco

Continuando a postagem anterior. Resolvi selecionar os artistas, imagens ou cenas que mostram o grotesco. Assim como a galeria das fofuras, poderão ver (e apreciar se fizer o gosto) de coisas bem estranhas e bizarras. Aproveito e recomendo livros que comentam sobre o assunto: alguns de forma mais interessantes, outros nem tanto, mas para quem gosta do estudo da semiologia e de conceitos icônicos (ícone, símbolo, signo, metonimia...) é bom ler o 'O livro dos seres Imaginarios' do Jorge Luis Borges, 'O Diabo: a máscara sem rosto' do Luther Link, 'O Grande Livro dos Signos & Símbolos' de Mark O'Connell e 'Bosch' de Walter Bosing.

Estudos de anatomia de Gericault:
Gustave Gericault fez inumeras pinturas que influenciaram pintores como Deacroix e outros românticos. Contudo, os seus trabalhos para ter mais dramáticidade as vezes estrapolavam o 'normal'. Para muitas de suas pinturas ele usava cadaveres de verdade como este estudo de cabeças de criminosos decepados para fazer obras de arte.

Temas do Velazquez:
Diego Velazques ficou conhecido mundialmente pelo seu semiológico quadro intitulado 'As Meninas'. Ele pintou muita coisa, especialmente retratos como este anão que tinha problemas mentais e que muitos as vezes pensam se tratar de um retrato de criança.

Os medos de Goya:
O pintor espanhol Francisco de Goya tinha uma visão bastante radical e critica da corte espanhola. Seus trabalhos eram vistos como realistas, outros enchergavam nele um romantismo decadente. De toda forma seus ultimos trabalhos (talvez resultado de uma doença degenerativa que o acometeu) fez estes quadros de temática soturna e as vezes bizarras.

As neuras de Salvador Dalí:
O outro pintor espanhol de renome, Dalí é o tipico artista que provoca reações de ódio e amor entre os amantes da arte. Muitos o vêm como um aproveitador e marketeiro que soube explorar o Surrealismo, outros o chamam de gênio. De toda forma não há como não notar em suas obras as suas neuras sobre repressão sexual e a sua obsessão pela mulher.

O Inferno de Bosch:
O pintor holandês Hieronymus Bosch é um dos grandes representantes da pintura dos Paises Baixos. Ele viveu no mesmo periodo em que Leonardo Da Vinci e Michelangelo eram as grandes referencias da pintura européia. Porém, ele não retratava os temas biblicos com beleza e delicadeza. Preferia o bizarro e o grotesco com seus monstros hibridos e pessoas sendo castigadas pelo Diabo.

Os corpos de Schiele:
Egon Schiele pintava homens e mulheres com os corpos extremamente esguios e cheio de músculos e ossos proeminentes,quase como anorexos. Mesmo assim ele queria transmitir sensualidade com elas e de forma inusitada conseguiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário