quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Historia da Musica Eletrônica: robos dançantes


A evolução dos intrumentos musicais que o homem vem desenvolvendo tem uma histôria que vai desde os primeiros tambores feitos de coro de animais ferozes e baquetas de ossos, passando por violinos com cordas feitas de tripas de carneiro até chegar aos sintetizadores e samples de micro componentes.
Hoje qualquer um pode usar um smart phone ou um celular moderninho para compor uma música (aliás tal facilidade possibilitou que pessoas que nunca tiveram um estudo formal musical se tornassem, digamos, artistas). Não é de hoje que a tecnologia facilita e abre portas para novos mananciais dentro da arte. No caso da música tecnológica ou eletrônica, criou-se um novo gênero, que para o bem ou para o mal se regenera, se reiventando constantemente.

As primeiras experiencias musicais eletronicas surgiram na Itália de 1912, quando surgiram os movimentos de vanguarda. Foi o futurista Luigi Russolo (1885-1914) que criou a primeira máquina de fazer música: o rumorormônio! Basicamente a função desta máquina era gravar e alterar ruidos que eram captados. Foi deste invento que mais tarde surgiram os gravadores e depois os samples.
No inicio o publico que estava acostumado com operas e musica erudita achou a máquina de Russolo um monstro horrivel e sem sentido. Mal sabiam eles que sem este aparelho não teriamos as mesas de gravação nem sequer os equipamentos de estudios que musicos usam.

Os vanguardistas que queriam transgredir na arte começaram a desenvolver outros aparelhos e formas de criação musical inusitadas. O musico americano John Cage e o austriaco Stokhausen junto com os outros maestros como Edgar Varése estavam cheio da musica tradicional classica e queriam ir mais longe. Foi graças as perfomances de John Cage, por exemplo, que surgiu a ideia de iluminação e de casa de espetaculo como as boates que temos hoje.
Com surgimento do rock na decada de 50, a musica eletronica (que era chamada de experimental) ficou esquecida e somente voltaria a fazer sucesso com a invenção do sintetizador ( um teclado eletronico que gerava o som de outros instrumentos alem do piano) que foi usado por bandas como Pink Floyd e Genesis nos anos 60. Contudo, a banda que iria criar o genero musica eletronica de hoje seria o grupo musical alemão Kraftwerk.

O seu som influenciaria toda uma geração indo desde Depeche Mode passando por Lady Gaga e inclusive os musicos de Hip Hop. Hoje a música eletrônica se divide entre grupos respeitaveis como o New Order, Prodigy e Chermical Brothers e artistas bundões como David Guetta e Katty Perry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário