quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween X O Dia de Finados


Dia 2 de novembro em nosso país é celebrado o Dia de Finados. É o momento em que lembramos dos que se foram e que por isto,  não se encontram mais entre nós. Eu particularmente, não tenho parentes muitos proxímos enterrados aqui em Brasilia, então eu vou ao cemitério por outros motivos. Passei a frequentar o cemiterio da cidade todo dia 2 por achar interessante o clima das pessoas neste dia: percebo que ninguem fica chorando no cemiterio enquanto está velando o tumulo do ente falecido; tem um enorme número de vendedores de velas, flores, churrasco de gato, pilhas e até bicho de pelucia na porta do cemitério; os discursos inflamados dos religiosos dizendo 'que é hora da conversão ou todos pagarão pelo pecado de Adão!';

Não se sabe quando foi que surgiu a celebração do dia dos mortos, mas existe em vários paises e de formas variadas. No México, por exemplo, o dia dos mortos é comemorado com festa, muita tequila e bonecos que parecem com os nossos mamulengos do frevo pernambucano. O pessoal reza e ao mesmo tempo dança sobre os tumulos dos falecidos, com o pensamento de que festejando os mortos que estariam  em um lugar melhor.

Na Europa medieval a imagem icônica da caveira segurando uma foice, surgiu devido o advento da Peste Negra. Para espantar a morte resolveram fazer uso de rituais pagãos de festas e encenações sobre o Juizo Final.  Foi destes festejos que surgiu o Halloween (super popularizado pelos norte americanos através de seus filmes de terror) e simbolos como a abobora, o espantalho e os doces e travessuras.
Nas regiões da Asia existem festas em que oferecem comida aos mortos e também muita dança e meditação. É comum no Japão o desfile de barcos de papel com uma vela acesa que são depositados no mar.
       
Em algumas regiões da Africa também são comum as festas para mostrar a alegria dos participantes pelo descanso alcançado pelos falecidos e sua proximidade com o divino. Como cristão, nossa formação espiritual diz que a morte é o caminho para uma outra vida. É o momento de encontro com o Criador. Ao mesmo tempo, temos um medo de morrer e perder a quem amamos porque a nossa fé colocou sobre os nossos ombros o peso do pecado original de Adão ( segundo a Biblia depois que Adão comeu o fruto do conhecimento ele passou a conhecer a morte).
    
Enfim, sentimos saudade daqueles que nos deixaram. Temos a sensação de vazio. Contudo, um dia as lagrimas secarãode nossos rostos e pensaremos que um dia todos se encontrarão novamente em algum lugar, dependendo da sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário