terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sessão Nostalgia: 12 Anos de Matrix


Antes de Avatar de James Cameron ser a grande revolução cinematográfica do cinema do novo milênio, havia um filme que detinha este valor. Antes de Harry Potter e O senhor dos Aneis virarem febre quem mandava no inicio da década era Matrix.

Escrito e dirigido pelos misteriosos irmãos Wachowski e estrelado pelo galã Keanu Reeves, Matrix apareceu no fim do milenio passado em 1999. O filme quem nem era uma super produção da Warner virou uma febre depois do efeito bullet time ( o efeito de ver uma bala viajando no ar em camera lenta e por vários angulos) e pela temática filosofica e teológica em uma embalagem de filme de luta e ficção cientifica.

A primeira vista a historia de um hacker que descobre que vive em um mundo ilusório e dominado por máquinas crueis não era novidade ainda mais para quem já havia assistido ao filme Show de Trumam e ao Exterminador do Futuro. O diferencial de Matrix estava em como o tema quase batido estava sendo abordado: discussões filosóficas extraidas dos textos do filosofo desconstrutivista Jean Baudrillard e de Deleuze e teologias cristãs e orientais.

Muita gente que assistiu ao filme na época não entendeu o discurso mas gostava das cenas de lutas super elaboradas e exageradas, tanto é verdade que quando as continuações do filme foram lançadas em 2002 não foram digeridas com tanta facilidade pelo publico o que levou o filme a receber enormes criticas negativas.
Hoje quem assiste a trilogia percebe que toda a história tem sua conclusão e explicação apartir do segundo filme em que Neo encontra o arquiteto (Deus?)  e assim percebe que faz parte de um jogo que nunca terá fim.

Para quem não conhece o filme aqui vai um resumo: Thomas Anderson é um hacker que vive uma vida pacata e chata. Por alguma razão ele percebe que tudo ao seu redor  não é o que parece. Um dia ele recebe em seu computador uma mensagem misteriosa que diz que ele deve entrar na 'toca da Alice' e apartir dalí escolher ficar no mundo em que vive ou conhecer a verdade. Para isto ele conhece Morpheus e Trinity dois rebeldes que vivem em outra realidade e explicam que Anderson pode ser o escolhido para guiar a população da Terra contra as máquinas que dominaram o mundo e colocaram todos em uma realidade virtual.

Depois é muita porrada e filosofia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário