sábado, 22 de outubro de 2011

Sessão Nostalgia: 12 Anos de Clube da Luta


" A primeira regra do clube da luta é: Nunca fale do clube da luta.
A segunda regra do clube da luta é: Se entrar no clube, você vai ter que lutar!"
Foi com esta frase singela que Brad Pitt apresentou no cinema o filme mais violento e polêmico desde de Laranja Mecânica de Stanley Kubrick (1971), Taxi Driver de Martin Scorsese (1976) e Pulp Ficction de Quentin Tarantino (1994).
Clube da Luta (Fight Club) foi dirigido pelo diretor de video clipes e maluco por visual bizarro David Fincher. O filme surgiu em 1999 na mesma época de Matrix e Bruxa de Blair, provando que a década de 90 estava indo embora mais deixando filmes revolucionários como legado para o mundo.

O filme até hoje gera discussões e inclusive no Brasil chegou a ganhar proibição nos cinemas devido a um caso que chocou o país: Na pré estreia do filme no Rio de Janeiro, um jovem desajustado entrou em uma sala de cinema de um shopping armado de metralhadora e atirou na platéia.
Na época disseram que foi por causa do tema de violencia extrema do filme ( caso semelhante ocorreu com Matrix nos EUA no fatidico massacre de Colombine) o que desencadeou uma visão erronea do filme estrelado por Brad Pitt e Edward Norton.

Na verdade Clube da Luta é uma metafora a juventude materialista e sem futuro ( o jovem que sonha em ser amado pelo o que ele tem e não pelo que ele é). O personagem de Edward Norton, chamado simplesmente de narrador, conta sobre a sua frustração após se tornar uma pessoa bem sucedida (ele tem carro do ano e um apartamento confortavel tipico de classe média). Em uma viagem de avião conhece Tyler Durden (Pitt) um sujeito desleixado e com ideias paranóicas de revolução.

A estranha amizade entre o play boy e o arruaceiro criam o famigerado Clube da Luta, na qual individuos duelam no braço em locais clandestinos pelo simples prazer de verem narizes quebrados e olhos roxos. A grande sacada do filme está em fazer um estudo pscológico do individuo moderno dominado por corporações e midias e sua frustração com o mundo real. As ideias do filme são tão perturbadoras e tão atuais que deixam muita gente ainda intrigado. Vale apena assistir Clube da Luta varias vezes para entender sua complexa mensagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário