quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projeto de Teatro: Teatro de Sombras


Estou começando um novo projeto de artes em minha escola. Desta vez o foco está no teatro, como hoje se exige que o docente em artes saiba tanto quanto de plástica como de música e também, de teatro, resolvi trabalhar o teatro de sombras e fantoche com meus alunos. Ufa! haja tanta coisa para fazer!! Antes de mais nada, para trabalhar com teatro nas escolas devemos ter as noções básicas do mesmo:
O teatro vem do grego Théatron que significa 'espetáculo' ou 'espectador'. A encenação é a arte de montar um espetáculo teatral a partir do texto e dos atores chegando enfim aos cenários. O discurso teatral é a história criada pelo autor e representada pelos atores. Esta representação pode ser um monólogo (um único ator que fala a platéia sobre suas intenções internas) ou um diálogo que surge os arquetipos (o protagonista e o antagonista) feitos por dois ou mais atores.

Os principais tipos de teatro são o grego, o romano e o medieval. Sendo que o grego e o romano possuem similaridades. O teatro grego foi quem desenvolveu primeiro o gênero da tragédia (texto heróico), a comédia (texto com final feliz).

Na Idade Média surgem textos de cunho religioso e que eram encenados nos atrios das igrejas usando sempre uma linguagem popular de catequese.
O Teatro Oriental nasceu no continente asiático e tem inumeras manifestações: no Japão o teatro Nô e Kabuki, na China a opera de Pequim em java o teatro de sombras e fantoche.
Muitos atribuem ao teatro chinês a existencia do teatro de sombras, porém existem histórias de que já existia um teatro de sombra desde os tempos primitivos ( a até quem diga que o Mito da Caverna de Platão seria uma metafora do teatro de sombras na Grecia). Em Java e no Tibet também se faz e muito o teatro de sombras que chegou no Ocidente Moderno gerando muito sucesso em Paris no sec. XVII.

Já o teatro de marionete surgiu no Egito e foi divulgado no Ocidente durante a invasão dos mouros na Peninsula Ibérica no sec. XIII. Trata-se de um teatro com uso de titeres (manipulador) e bonecos de pano ou madeira e cordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário