quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Era dos Homens Máquinas


O falecimento do gênio da informatica Steve Jobs aos 56 anos depois de uma longa luta contra o câncer, me trouxe à memória de como eu tive o meu primeiro contato com um computador em minha vida. Quando eu estava com 15 anos nos estranhos anos 80, o computador ainda parecia uma incognita para a sociedade.
Já haviam muitos cursos naquela época que ensinavam como manusear e se preparar para aquilo que diziam ser a profissão do futuro (programadores de computadores e um simples usuário deles eram visto como a mesma coisa na decada de 80).

Meu pai pagou um curso de informática e eu fui meio que obrigado a participar. Eu confesso que não via graça nos computadores daquela época: tinham um design feio e mais pareciam uma mistura tosca de máquina de escrever com uma televisão. Para iniciar o computador era preciso fazer todo um malabarismo do MS DOS que levava horas! Os recursos da máquina eram limitadissimos e pouca coisa se podia fazer com o computador o que me levava a pensar se valeria a pena aprender a mexer naquele trambolho.

No cinema o filme Tron era considerado o que havia de mais avançado em um filme com efeitos especiais até então (ainda mais que não era todo filme que tinha efeitos gerados por computador como hoje). O Pentagono nos EUA já usavam o que era um embrião do que seria a internet. Inclusive foi o exercito quem mais fez uso dos simuladores virtuais que depois migrariam para os games de tiro e de jatos de combate (lembra do River Raid?).
    
O supra sumo dos jogos eletrônicos era o PacMan, ou come-come como era vulgarmente conhecido. Se me esforçar em recordar a memoria sobre o passado eletrônico podemos saber que foi o inglês Charles Babbage, um matemático, quem desenvolveu um primeiro prototipo de um computador que era chamado de 'mecanismo diferencial'. O troço era feito com rodas dentadas e nem de longe lembrava as máquinas que temos hoje.
  
Depois veio o computador ENIAC construido pelos americanos John Presper e John Mauchly. O ENIAC era um enorme gigante de 30 toneladas que mais parecia um conteiner cheio de fios e que tinha a unica função de lidar com números decimais e seus calculos. Porém, muitos dizem que foi o nazismo quem inaugurou a era da informática no mundo ao fazer uso de uma computador que usava cartões perfurados para fazer tabulações feito pela famosa empresa IBM no periodo de 1933 a 1940.
    
Depois teve muito chão percorrido até surgir os cursos de informáticas e dois caras nerds, chamado Bill Gates e o outro chamado Steve Jobs fazerem um revolução no mundo das máquinas. Bill Gates apresentaria o CD-Rom da Microsoft e popularizaria o sistema Windows enquanto Jobs construiria os Pc's da Apple, o mouse e iPhone. Como diria Simone de Beavoir "ninguém nasce gênio; a pessoa se torna um".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário