quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sessão Sai Capeta V: Galeria das Fofuras

Continuando a postagem anterior apresento uma galeria dos mais importantes monstros da historia. Alguns são verdadeiros icones culturais de várias épocas, por isto caso o pessoal se interesse pretendo postar mais coisas sobre este tema futuramente:

Demônio
Ele já foi o braço direito de Deus e era considerado a estrela do amanhã. Porém, a soberba lhe subiu a cabeça e desafiou o criador. A revolta de Lucifer serviu de tema para as ilustrações de William Blake e serviu como mote para John Milton escrever no seculo XV 'O Paraíso Perdido'. Nos dias atuais ele aparece no cinema no corpo da garotinha do filme 'O Exorcista' de 1974.

Medusa
Gorga era uma humana linda e tinha o maior apego aos seus lindos cabelos. A deusa Atenas então com crise de ciumes da humana e suas irmãs 'bonitonas' resolveu amaldiçoa-las. Então Gorga e suas irmãs se tornaram as Fúrias ( mulheres com cabelo de serpente e cauda de escorpião). Depois disso para não petrificar os homens que as olhassem foram enviadas para os confins do Hades e se tornaram vigilantes das torres do Inferno. Elas são citadas na 'Divina Comédia' de Dante, no caso especifico de Medusa ela lutou contra Perseu heroí grego filho de Zeus tendo a cabeça decepada.

Zumbis
No dia do Apocalipse de João, os mortos sairão das tumbas e perseguirão os vivos. Foi neste relato biblico que surgiu a lenda dos zumbis ( mortos-vivos). Na Idade Média nas provincias mais rurais da Europa era comum o povo falar de pessoas que tinham saido do caixão para aterrorizar e devorar o gado das fazendas. Hoje os zumbis aparecem mais em filmes B de terror e garantem muitos sustos nas salas de cinema. Para muitos cientistas o caso dos zumbis seriam da rara doença chamada de catalepsia.

Lobisomem
Segundo as tradições rurais inglesas, o sétimo filho homem de uma familia era amaldiçoado e assim quando brilhava a lua cheia se tornava a besta fera meio homem meio lobo. Para matar o lobisomem era preciso usar a prata, material que poder neutraliza-lo. Hoje a ciência explica o caso do lobisomem como uma doença rara chamada de licantropia ( pessoas com muito pelo no corpo e de sensibilidade a luz do sol).

Vampiro
Lorde Vlad Teps é o mais famoso e inspirou o personagem Drácula de Bram Stoker. Segundo consta, Vlad era um cavaleiro cruzado que se iludiu com o cristianismo e resolveu fazer um pacto com Satã para obter vida eterna. Daí em diante se tornou um morto vivo que se alimenta de sangue e dorme em caixões e teme a cruz. A ciência associa o vampirismo a uma doença chamada porfíria, na qual o individuo tem a pele muito branca e os caninos dos dentes proeminentes.

Quimera
criatura fantastica da cultura assiria e grega na qual possui cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente. a primeira vista lembra o grifon e a esfinge. Foi vencido na mitologia pelo guerreiro Belerofonte em uma batalha com uma flecha de chumbo.

Ciclope
Foi um dos titãs vencidos por Zeus e seus irmãos contra Cronos. Na motologia grega o ciclope Polifermo tem o olho furado por Ulisses na Odisséia do poeta Homero. Simboliza a visão estreita, isto é,  o individuo que não possui a capacidade de ter outras noções de perspectivas de fatos e assim com pouco senso critico.

Adolf Hitler
Ele tentou seguir a carreira artistica e tentou ser pintor. Contudo, foi rejeitado pelas escolas de arte. Vivendo o pior periodo da economia alemã, Hitler se juntou a grupos radicais que culpavam os judeus e estrangeiros pela estagnação dos germânicos. Nascia a partir daí um dos piores momentos da historia da humanidade com o Holocausto e Hitler se tornando um dos maiores monstros da nossa era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário