sábado, 13 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO 2011: Brasil Revisitado

Faz um tempinho que eu não falava de uma exposição no blog. Agora que as férias acabaram, o semestre promete muita coisa bacana nas galerias. Um destes eventos é a exposição 'Coleção Brasiliana Itaú' que ao contrário do título não está ocorrendo nas Galeria do Itaú e sim no Museu Nacional.

Trata-se de um acervo de livros de cartografia e de quadros e aquarelas sobre o Brasil colonia com a vinda da expedição holandesa. É bastante interessante para os estudantes que veem nos livros de histórias as imagens de como era o Brasil que já foi chamado de Terra Papagalli ( Terra dos papagaios).

A exposição também serve para mostrar como os navegantes tinham uma visão as vezes imaginativa e não realista dos nossos indigenas. A disputa entre Portugal e Holanda por colonias no Nordeste fica evidente nos inumeros mapas feitos pelas metropoles e que deu origem a locais como Parayba ( isto, mesmo com y) e Siara ( depois seria chamado de Ceará).
   
Contudo, o mais bacana e ver de perto as obras de artistas conhecidos de nossa historia como Debret e Rugendas. de 14 de julho a 21 de agosto Setor Cultural Sul- lote 02- Esplanada dos Ministérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário