sábado, 4 de junho de 2011

Sessão Espada & Fantasia

O início do novo milênio foi um marco para quem curte as histórias de guerreiros e magias. Me lembro que 1999 coroava o fim de uma era em que a internet era o maior avanço tecnológico e social que haviamos chegado. Filmes como Hackers e Matrix contavam o épico do homem moderno que estava conectado e escravizado pelas máquinas. Aliás, o tema do homem X máquina já era debulhado desde os anos 80 com o Exterminador do Futuro de James Cameron.

Em contra partida as histórias de cavalarias e guerreiros empunhando espadas estava em decadência e de vez em quando um filme como Coração Valente ou Gladiador chamavam a atenção do publico que tinha saudade de filmes de capa e espada. Pois bem, em pleno anos 2000 surge o avassalador Senhor dos Anéis de Peter Jackson. O filme de 3 horas de duração era apenas a introdução de um épico que ganharia seu alge com o Retorno do Rei.

Que alegria eu tive em ir ao cinema e ver a obra de J. R. R. Tokien ganhando vida com os efeitos especiais nunca vistos antes. O mais curioso foi ver como a obra de Tokien havia influenciado todo um gênero de intretenimento. Quem assistia os episódios do desenho Caverna do Dragão, He-man e Thunder Cats percebia os ecos de Tokien neles.
Vou mais longe e trago de minha memoria os filmes de monstros mitologicos feitos por Harryhausen que tinham um 'quê' de Senhor dos Anéis neles. O estranho é perceber que a molecada de hoje que está lendo Tokien nem sabe da influencia dele na grande midia. Filmes como A Lenda de Ridley Scott ( o mesmo que dirigiria mais tarde o Gladiador) e O Dragão e o Feiticeiro em pleno anos 80 já faziam referência ao gênero espada e Fantasia, fora talvez, o melhor filme deste genero: Conan O Barbaro!

Recentimente assisti a animação O Senhor dos Anéis (1978) dirigido pelo animador Ralph Bakshi. O cara é tão aficcionado pelo gênero espada e magia que faria um desenho super bacana chamado de Fire An Ice(1983). Com qualidade digna de um anime japonês Ralph Bakshi é conhecido por fazer desenhos super adultos e eletrizantes. Outro que foi Influenciado por Tokien foi Jules Bass, animador também, americano como Bakshi e socio de Arthur Rankins. Os dois fariam os desenhos animados dos Thunder Cats e outras animações de sucesso dos anos 80. Eles produziram um desenho super bacana chamado de O Ultimo Unicornio (1982). Outro fã de Tokien foi Ivan Reitman que produziu um super desenho para o cinema chamado Heavy Metal (1981) na qual uma das historias era a cara das obras de Tokien chamada de Taarna. O ultimo desenho gênero espada e fantasia que saiu foi Dante's Inferno feito pelos animadores japoneses para divulgar um jogo do mesmo nome para XBOX 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário