sábado, 11 de junho de 2011

Igrejas Medievais: as várias formas da casa de Deus

Após 249 anos de perseguição impostas pelos imperadores romanos, o cristianismo deixou de ser uma reunião de fanáticos religiosos e passou a ser a religião principal, graças a conversão de Constantino no seculo V.

O surgimento de Constantinopla do lado oriental da Europa, seria uma divisão profunda posteriormante para os cristãos gerando as igrejas romanas do ocidente e do oriente. Constantinopla seria invadida pelos turcos e estes continuariam com o cristianismo, porém avesso aos mandos de Roma. O próprio cristianismo como base religiosa gerou inumeras interpretações devida a generalização e universalização da mensagem do Cristo.
    
Tão universal quanto a mensagem do Cristo seria a estetica adotada pelas igrejas para expandir o messianismo. As primeiras igrejas cristãs eram inspiradas nas catacumbas romanas: simples e com poucos desenhos nas paredes feitos por artistas anônimos. Depois que os romanos adotaram a religião dos perseguidos as igrejas passaram a adotar a estética romana: templos com colunas e arcos. Muitos destes templos se pareceram com as basilicas (predios administrativos romanos) e com o famoso Panteão onde no lugar dos deuses gregos eram colocados apostolos, anjos e santos cristãos.
    
As igrejas chamadas de românicas tinham uma estética de muitos desenhos e imagens do Cristo Pantacrator. As janelas eram pequenas o que prejudicava a iluminação do recinto. Antes dela houve a igreja bizantina com os seus ícones estilizados e que inspiravam as iluminuras. Um detalhe interessante que vale ressaltar é que os personagens descritos nas paredes não tinham a imagem da beleza grega como regra, já que a Igreja presava mais a mensagem que a forma. Assim tinhamos um Cristo gigantesco e anjos pequenos e magros ao seu redor pintados de azul, amarelo ouro e vermelho.
    
no seculo XII apareceriam as igrejas góticas, com seus demônios de pedras em seus parapeitos e colunas de nervuras e torres altissimas. Esta estetica arquitetônica apareceu no Sul da França e se alimentava das supertições pagãs (por isto as colunas e paredes eram decoradas com folhagens e criaturas horriveis). O que mais chamava atenção nestas igrejas eram realmente os vitrais coloridos que quando ganhavam os banhos de raio de sol iluminavam o recinto de foma sublime.
      
Enfim, ao termino do século XIII e inicio do XIV surgem as igrejas renascentistas. A mais conhecida delas foi construida pelo arquiteto e pintor Bruenelesch, chamada de Santa Maria del Fiore. Como o próprio nome diz a Renascença foi a volta do pensamento greco-romano em termos estéticos e comportamentais. Pintores como Michelangelo e Leonardo da Vinci pintavam figuras religiosas inspirados nos corpos das estatuas gregas vistas como pefeitas, enquanto as igrejas tinham suas enormes cúpulas que abraçavam o  céu.Claro, depois veriamos a pompa e o exagero das igrejas barrocas pós Reforma Protestante. Hoje as igrejas pós moderninsmo são bastante modestas e até pobres (algumas delas) de estética seja pelo advento do protestantismo ou das varias releituras da mensagem cristã que buscam  mais arrebanhar fiéis sem usar o artificio da arte de outrora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário