quarta-feira, 15 de junho de 2011

Exposições 2011: Vik Muniz 3D

Nunca se falou tanto de meio ambiente e sustentabilidade como nos dias de hoje. O crescente caso de catastrofes naturais como erupções vulcanicas, tsunamis e terremotos em varias partes do mundo; fez a humanidade ter a percepção de que algo está errado com a Terra e como lidamos com ela.
Ontem estive em uma palestra em que o convidado especial era o fotografo e artista plástico Vik Muniz. Para muitos que não estão no mundo das artes o nome deste artista pode não ser familiar, mas para quem já viu suas obras hoje expostas em campanhas publicitarias, filmes e até novelas, reconhece o valor artistico de suas obras.

Ele ficou mais conhecido do público depois que fez a abertura da novela 'Passione' da Globo e também por ter feito o retrato de Arnaldo Antunes e Marisa Monte  para a capa do CD 'Tribalistas'. Além , de propagandas publicitarias. Morando ha muito tempo nos Estados Unidos, é um artista consagrado e tinha tudo para estar "curtindo" o luxo da fama que tem. Porém, ele usou de seu prestigio para fazer um projeto de cunho social.
 
O documentario 'Lixo Extraordinário' que concorreu ao Oscar deste ano, mostra o processo de criação do artista com a participação dos catadores de lixo de um lixão no Rio de Janeiro. É neste ambiente insalubre que ele cria releituras de obras famosas com o uso de tudo aquilo que a sociedade de consumo descarta: pedaços de sucatas, brinquedos, eletrodomésticos... tudo se transforma em arte para Vik Muniz.
O interessante é que ele comenta que o filme não tinha a intensão de ser um trabalho de cunho ambiental e sim artistico. Na palestra havia docentes e pessoas ligadas em  projetos de inclusão social e de projetos de sustentabilidade o que mostra que Vik Muniz não percebeu a real força de seu trabalho.
 
A maneira como ele transforma descarte em obra de arte, está influenciando educadores e trabalhadores, o que mostra que a arte não está desvinculada da realidade ou presa entre quatro paredes de um museu, ficando estático ou petreficado para o tempo.

A exposição 'VIk Muniz 3D' que esta no Espaço ECCO (701 Norte, ao lado da consecionária Jorlan), mostra que tudo o que ele toca ou fotografa vira algo novo e desconcertante. Coisas que consideramos banais ou comuns ganham vida nova nesta exposição que vale apena ser vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário