sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sessão sai capeta II: Eram os deuses Astronautas?

O mundo possui muitos mistérios! Relatei anteriormente neste blog sobre os fenômenos sobrenaturais que assombram nossa vã filosofia. Dentre estes muitos mistérios um dos mais interessantes é sobre  a relação de divindades e alienigenas, que vez ou outra aparecem nas discussões de ufólogos e detratores.
 
Mas de onde surgiu a ideia de que deuses e E.T's teriam algum parentesco? Tudo começou no final dos anos 60, quando o escritor alemão Erich Von Däniken lançou o seu controverso livro 'Eram os Deuses Astronautas?'. Neste livro Däniken propôs que muitas culturas magnificas como a egipcia, a babilônica e as da américa central teriam sua evolução atribuida a contato com seres superiores de outro planeta. É por causa deste contato entre seres do espaço e estes povos que Däniken explica  como o homem conseguiu erigri pirâmides e estátuas gigantes e conceitos matemáticos complexos.
  
Os deuses na verdade seriam estes seres espaciais visto com submissão e respeito pelos povos primitivos. O que talvez explicasse os aspectos fisicos estranhos (gigantes como os titãs, ou seres alados como anjos, dragões e demônios). Para o autor todo o misterio da origem do homem e do universo estaria em respostas deixadas por estes seres superiores do espaços que foram eleitos como divindades.
   
Não tardou muito e historiadores, antropologos e arqueologos taxarem as teorias de Däniken de ilógicas e fantasiosas demais. Talvez por terem ganho este aspecto é que o cinema se apropriou das ideias dele. No recente filme que ja relatei THOR, os deuses seriam alienigenas que ultrapassam um 'buraco de minhoca', uma espécie de passagem para outras dimensões e chegam a Terra.

Este aliás não foi o primeiro filme a usar esta teoria como roteiro, basta lembra de Stargate. Neste filme um arqueologo consegue viajar no tempo e parar no Antigo Ègito. Lá ele encontra um faraó que na verdade é um ser extraterrestre. Outro filme é Sinais, na qual Mel Gibson, é um pastor que mora em uma fazenda que sofre um ataque alienigena. Antes dos ataques porém, aparecem na plantação da casa dele desenhos geometricos estranhos.

Até Indiana Jones encontrou seres do espaço na América Central em seu Caveira de Cristal. Muitos filmes usam e abusam das teorias de Erich Von Däniken e por alguma razão elas são muito divertidas no cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário