sábado, 2 de abril de 2011

Exposições 2011, parte III

O mês de março acabou porém, as comemorações do Dia Internacional da Mulher não param de acontecer. Recentimente duas exposições sobre mulheres artistas acontecendo no DF. Uma está ocorrendo no Museu da Republica (eu ainda não visitei) e outra está ocorrendo no Palácio do Planalto (está eu olhei e gostei). Também temos uma exposição na Caixa Econômica, que não aborda a mulher, mas tem um dos grandes artistas latinos em vista.
    
Mulheres,  Artistas e Brasileiras. De 24 de março a 5 de maio, das 10h às 16h, Salão Oeste do Palácio do Planalto.
Esta exposição teve como inauguração a presença do presidente norte-americano Barack Obama. Mulheres, Artistas e Brasileiras aborda a história da arte no Brasil focando as obras feitas por artistas nacionais desde o modernismo até os dias de hoje. Artistas de vanguarda como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti dividem espaço com Tomie Otake, Maria Martins, Djanira e Maria Leontina, só para citar algumas...a importancia histórica desta exposição deve atrair e muito as escolas o que é uma boa oportunidade de conhecermos a criatividade e a tecnica das nossas guerreiras nacionais.
    
Dores da Colômbia, Botero. Galeria Principal da Caixa Cultural Brasilia, de 16 de março a 1º de maio, das 9h às 21h.
Fernando Botero já é nosso conhecido, vez ou outra suas surpreendentes obras aparecem em Brasilia. Ninguem esquece de sua 'Santa Rosa de Lima' exposta na exposição Mestres Latinos em 2008. Em Dores da Colômbia, o artista confessa que nunca pensou em sua arte de forma política porém, nesta exposição que esta na Caixa Econômica ele mostra o drama do povo colombiano vitima de guerra do narcotráfico e divisões sociais acirradas ou legitimadas pela violência. Não há como não ficar chocado e pensativo sobre o drama de nossos vizinhos. Vale apena ver e rever cada quadro com suas figuras rechonchudas, belas e dramáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário