sábado, 5 de março de 2011

Video Arte e o novo olhar do mundo

A video arte é hoje uma das maiores expressões artisticas que existem. Chega-se a ter mais exposições de  videos instalações que de gravuras, pinturas e esculturas de formas tradicionais. O por que deste fascínio pela tela e imagens em movimentos? Desde que a televisão foi inventada e distribuida nos lares americanos nos anos 50, o aparelho já prenunciava que nada seria mais como era antes. E  claro não podemos esquecer da invenção do cinematógrafo pelos irmão Lumier muito tempo antes, abrindo assim um mar de possibilidades.
Depois vieram as cameras super 8 e em seguida o videocassete. Pronto estava enfim a invasão tecnologica que tem seu alge com as filmagens caseiras postadas na internet via filmadoras mais leves e celulares. Quando Andy Hahol disse que todos teriam 15 minutos de fama, ele nem imaginaria a febre que seriam os reality shows. Talvez isto não explique a expansão das videos instalações em galerias mas, comprova como um suporte pode ter varias utilidades ainda mais em uma sociedade em que ser utilitário é obrigatório para se viver.
Foi o movimento Fluxo com artistas atuantes como Nam Jum Paik e John Cage, que experimentavam novas maneiras de interação entre obra e público através de perfomance que o video começou sua caminhada ardua. Antes disso Marcel Duchamp com os seus aparelhos de discos opticos já demonstrava que o futuro e atual presente seriam da tecnologia menos manual e mais engenhosa. Monstros mecânicos como o de Moholy-Nagy para óperas modernas e os filmetes surrealistas de Bunuel e Salvador Dalí demonstravam que as instalações e os movimentos continuos dos filmes seriam armas para questionar o homem moderno.

Hoje existem grandes artistas do video como Bill Viola e Bruce Newman e performáticos como Vito Acconti e Marina Abramovich.
Os videos clipes para o bem ou para o mal também possuem uma enorme contribuição as vezes pervertendo os canones da propria video arte ou no uso de edições rapidas e muitas vezes exageradas, um exemplo de  bom video artista é o diretor indiano Tarsem Sigh que virou ícone com clipes de musicos como R.E.M e filmes como a Cela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário