sábado, 12 de março de 2011

Terremoto no Japão: A pequenez humana diante da vida

O terremoto que acometeu o arquipelago japonês, ocorrido no dia 11 de março (enquanto estavamos dormindo no Japão era 2:00 h da tarde) mostrou a força descomunal da natureza e nossa pequenez diante dela. Mesmo sendo um país avançado, acostumado com tal evento e usando uma tecnologia que diminuiu o número de vítimas ( os predios japoneses possuem tota uma estrutura feita para aguentar abalos cismicos) não deixa de ser um fato amendrotador.

Ví em um programa de televisão que um especialista disse que o Brasil dificilmente passaria por tal situação. Junto da África o continente sulamericano está localizado nas placas tectônicas mais antigas do mundo. Como o arquipelago japonês está sobre placas tectônicas muito móveis, o fenõmeno de abalos cismicos e constante.

Por outro lado, no nosso país temos catastrofes que ocorrem não pela força da natureza mas, pela estupidez humana mesmo. Quando no Rio de janeiro ocorreu as inundações e em São Paulo onde já se tornou costumaz ( todo período de chuva várias regiões do Brasil são acometidas por inundações).

Na capital federal temos várias cidades satelites e principalmente invasões com estrutuas precárias, cheia de erosões e bocas de lobos tampadas por lixo que a população joga nas ruas. No fim, as cidades acabam alagadas só faltando o tsunami para deixar tudo pior.
Parece bobagem querer comparar o que ocorreu no Japão com o que ocorre aqui. Porém, não deixa de ser importante termos este olhar. Pois, se de um lado a natureza por sí provoca estragos, por outro o homem ajuda estes fenomenos a ocorrerem seja jogando lixo ou ocupando areas de riscos ou ajudando no aquecimento global.
Muita gente deve ter pensado que o ocorreu no Japão foi o prenuncio do fim do mundo. Há quem evoque a profecia dos Maias que diz que o mundo acabaria em 2012 (e olha que estamos em 2011 ainda!). Procuro não pensar nisto. Aliás, não acredito no fim do mundo, mas reconheço que se não tomarmos cuidados com o planeta isto pode ser uma realidade um dia.
Para acalmar nossa alma estou postando uns clipes legais de bandas que podem alegrar nosso dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário