quinta-feira, 31 de março de 2011

Sessão Grito Primal

Aproveitando a turner do Iron Maiden no Brasil e do show do 30 Second From to Mars. Vamos fazer uma viagem visual e sonora pela história do rock selecionando algumas bandas que foram importantes para o mercado musical. O previlégio conta aqui em escolher algumas bandas dos anos 70 e 80, período em que a variação de grupos musicais eram constantes e porque muitos deles tocavam rádio quase que exaustivamente.

Joy Division
Está banda criou a música depressiva do rock dando origem ao gótico e ao famigerado estilo emo. Formada na Inglaterra (Manchester) tinha como principal atrativo o vocalista Ian Curtis que se suicidou quando a banda estava galgando a fama nos EUA. As músicas depressivas e a  voz grave de Curtis se encaixavam com o baixo marcado de Peter Hook e a bateria deStephen Morris. Com a morte de Curts no final dos anos 70 o Joy Division dá um tempo na carreira e depois adota o nome de New Order (hoje uma das maiores bandas de música eletrônica do mundo).


The Cure
Outra banda inglesa de sucesso. Surgiu em 1976 e assim como o Joy Division tem como tema a tristeza, a melancolia e o introspecção. Tem como principal fundador o compositor e multi-intrumentista Robert Smith, que tem como principal caracteristica se apresentar com os olhos cobertos de rimel, um batom preto nos lábios e um cabelo estilizado ( o seu visual inspirou o personagem dos quadrinhos 'O Corvo' de James O'Barr). Nos anos 80 foi considerada a banda alternativa inglesa que mais vendeu discos na América e na Europa. No Brasil todas as músicas da banda eram executadas nas radios de forma constante.


Iggy Pop
James Newell Ostenberg, começou como baterista em bandas de escola e depois adotou o nome artistico de Iggy Pop. Durante anos o músico norte-americano liderou a banda de rock glam The Stooges. Em 1977, segue carreira solo e tem como principal parceiro artistico o performático David Bowie. Iggy Pop fez muitos shows no Brasil e tocou em Brasília em 2004.


Depeche Mode
A banda Depeche Mode divide opniões (muitos não a consideram uma banda de rock por usar elementos eletrônicos). Tendo surgido em 1981 e passado por uma rotatividade de integrantes, a banda hoje é um trio tendo David Gahan nos vocais, Martin L. Gore (sintetizadores, guitarras e efeitos) e Andrew Fletcher ( bateria e teclados). De toda forma o Depeche Mode inspirou diversos artistas como Marilyn Mansom, Lady Gaga, Linkin Park, Deftones, Nine inch Nails entre outros. Divide como o New Order o posto de maior banda de musica eletrônica de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário