sábado, 26 de março de 2011

Imagem & Som: os desenhistas do Rock

Com a vinda da banda Iron Maiden ao Brasil (hoje eles começam a tocar em São Paulo e na próxima semana em Brasília) resolvi fazer uma listagem dos caras que fazem a diferença quando compramos um cd ou disco de uma  banda: os designers gráficos. De certa forma, como professor de artes é uma boa oportunidade de mostrar a conexão da imagem e do som.
Por isto, vou destacar alguns nomes das quais você olha a capa do disco e se pergunta: 'Quem foi o cara que desenhou a capa do disco desta banda maneira?' Quem quiser contribuir com mais nomes a lista é só falar!
 
Storm Thorgerson
Este cara ilustrou as capas do Pink Floyd, conhecido também como Hypnosis foi da cabeça dele que saiu as obras visuais como a super famosa capa do disco 'Dark side of the Moon' e de outros trabalhos da banda mais pscodélica de todos os tempos. Um de seus últimos trabalhos com o Floyd foi a fenomenal capa do disco 'Division Bell' e depois o cd 'Pulse'. Nos últimos anos ele tem exposto seus trabalhos em grandes galerias. Para terminar ele tembém ilustrou capas para o Led Zeppelin e  Black Sabbath.
 
Derek Riggs
Falando em Iron Maiden...Derek Riggs hoje é super idolatrado por ter feito o design do Eddie para as capas do grupo do Bruce Dinckinson. Nascido na Inglaterra ele pegou o conceito inicial inventado pelo baterista do Maiden e transformou Eddie em um ícone que inclusive já apareceu em camisetas e bandeiras de time de futebol aqui no Brasil! Ele diz que o visual do Eddie foi inspirado na rainha da Inglaterra em um documentário lançado aqui nos anos 2000 (super hilário!). Além do Iron Maiden, também ilustrou as capas da banda Stratovarius e outros grupos dos anos 80 e claro, dos discos solos de Dinckinson.
h.r. giger
H. R. Giger
Hans Ruedi Giger é um artista plástico suiço  nascido em 1940. Seus trabalhos misturam necrofilia, erotismo e terror com pitadas de surrealismo. Trabalhou como designer e cenografo em Hollywood e idealizou o monstro do filme 'Alien o 8º passageiro' e ilustrou um conjunto de obras com o titulo de Necronomicon em homenagem ao escritor de terror e fantasia H. P. Lovecraft. Também ilustrou a polêmica capa do disco do grupo Celtic Frost.
      
Dave Mckean
Desenhista inglês que ficou famoso por ilustrar a série em quadrinhos Sandman e por isto, foi o principal colaborador visual do mundo fantástico do escritor Neil Gaiman. Dirigiu nos anos 90 um filme idealizado por ele próprio chamado 'Mascaras da ilusão' e também ilustrou capas de bandas de rock como Paradise Lost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário