quarta-feira, 9 de março de 2011

Gregos e Romanos: Razão e brutalidade

A cultura grega e a romana se tornaram as bases do mundo ocidental. No século VXII e XVIII os europeus após escavarem as ruinas de Pompéia sentiram um retorno ao que eles chamavam de 'época gloriosa' ou idade do ouro que a humanidade havia perdido. Os artistas franceses fizeram releituras de vasos gregos e temas da época como se quisessem voltar no tempo. Napoleão, por exemplo, adorava ser retratado em pinturas como um imperador romano.
     
De certa forma a febre pelo mundo greco-romano já havia dado os seus passos na Renascença no século XIV e mesmo antes disso já ocorria um resgate sobre o passado europeu: as igrejas davam aulas de filosofia e estudo da matemática euclidiana e poetas como Dante escreviam suas poesias inspirados em Homero e Virgilio.

O que existe de fascinante no mundo greco-romano afinal? Tirando alguns exageros em fatos históricos, o povo egeu (grego) trouxe a filosofia e um apego ao corpo. As esculturas de Miron e Policleto exaltam homens jovens de corpos musculosos e nus. Se compararmos com outros povos da época nunca o homem havia feito estatuas de si mesmo, já que antes somente as divindades podiam retratadas ou reis. Este olhar para si gerou a filosofia.
          
Socrates procurava a verdade, Platão procurava o conhecimento e Aristóteles a ordem. Juntos eles ajudaram o grego a pensar sobre política e instituir a democracia. o templo de Atenas feito no periodo de Péricles foi o auge da junção do conhecimento e sua transposição para o mundo material.
    
E os romanos? Ganharam destaque com as façanhas de Felipe e seu filho o Alexandre 'O grande'. Venceram os persas, inimigos mortais dos gregos e romanos e sempre viviam em combate ( é só lembrar da invasão de Xerxes a Esparta,  descendente de Dario I este que havia lutado contra Alexandre).
Esta luta entre persas e gregos talvez explique ainda hoje os conflitos entre ocidente e oriente.
  
De toda forma, enquanto os gregos discutiam sobre sofisma/oratória e conhecimento, os romanos questionavam a verdade como Sócrates. Poncio Pilatos durante o interrogatório a Jesus Cristo, pergunta ao filho de Deus como um filosofo questiona um sofista para testar a veracidade das palavras do interrogado. Sócrates costumava fazer isso até que o interrogado entrasse em contradição. No caso de Jesus, Poncio não pôde tirar dele sofismas o que levou a querer inocenta-lo, infelizmente o povo já havia decidido o veredito.

Outra caracteristicas dos romanos é suas estatuas de homens menos idealizados e até estatuas que retratavam idosos e crianças. Na escultura grega isto não acontecia. Para o grego ressaltar o vigor físico e a juventude era o que importava (não a toa Zeus tem o corpo de um jovem de 20 anos no estatuário grego).
Os romanos tranformaram o "pão e o circo" em lema. transformando o Coliseu Romano em símbolo de arquitetura porém, também de um povo que adorava a violência como diversão com os seus gladiadores e cristãos sendo devorados por leões.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário