quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Vênus de Botticelli

A Renascença foi feliz em gerar obras que hoje são símbolos da arte e do engenho humano: a Monalisa de Leonardo Da Vinci, A Escola de Atenas de Rafael, O teto da Capela Sistina de Michelangelo e o Nascimento da Vênus de Botticelli. Esta ultima chama uma atenção especial se compararmos a maneira de como as mulheres foram retratadas durante a história.

A Vênus de Sandro Botticelli (1445-1510) foi uma obra realizada como um presente para encomendado por Lorenzo de Medici o 'magnifico' para a sua amada. Como era fã de mitologia grega e apreciava a pintura do artista florentino, pediu que ele fizesse na parede de sua casa a majestosa obra. Nela Botticelli procurou retratar o nascimento da da deusa que surgira das espuma do mar de dentro de uma concha como uma perola. Na mesma cena a deusa é recebida pela Hora segurando um manto de flores ( a primavera) enquanto Zefiro o sopro do oeste segurando a ninfa por quem está apaixonado chamada Eglaer empurram com o sopro do amor a deusa até a praia.

Esta obra foi feita por volta de 1480, e hoje quando vemos a personagem central parece que Botticelli estava prevendo o surgimento das modelos de revistas atuais (magras e de rostos angelicais). O pescoço alongado e os ombros muito caidos tão um tom ilusório a figura da Vênus, como se este tipo fisico jamais existisse em qualquer época. A modelo que Botticelli usava em suas pinturas se chamava Simonetta Vespucci e era segundo dizem muito bonita, o que levou botticelli a usa-la como modelos em muitas de suas obras além da Vênus. Infelizmente Simonetta morreria de tuberculose, igual a muitas meninas que hoje sonham em ser modelo e sofrem de anorexia. Uma pena!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário