domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sessão Batida Seca

O movimento Hip Hop está em todas! Deixou os guetos e o preconceito de ser chamada de música de "negro favelado" para se tornar uma expressão cultural tão forte quanto o rock, por exemplo. Inicialmente vindo dos bairros marginalizados de Nova York, e sendo usado como meio de comunicação entre os afro-americanos e latinos, o Rap (ritmo e poesia) era o modo destes grupos colocarem seus problemas em forma de mùsica. Também existe a expressão visual vindo do Grafite e a dança e o modo de vestir destes grupos.
O Grafite do movimento Hip Hop tem certas similaridades com o muralismo mexicano ( ambos falam da sociedade em que estão inseridos), usam a tinta industrializada em spray e usam suportes como estencil e tinta automotiva. O diferencial do Grafite está em uso de códigos fechados em forma de letras que somente pessoas de um grupo ou comunidade entendem. Muitas vezes por preconceito é visto como não-arte e mera depredação de patrimônio público.
Já a dança do movimento hip hop é uma mistura de malabarismo e passos que tanto exigem destreza e criatividade. O Break Dance que é uma dança que busca imitar trejeitos robóticos, foi muito popular nos anos 80 e se tornou sìmbolo do movimento.
Para aqueles que querem saber mais de Hip Hop citarei os principais artistas que fundaram deste genero. Quem quiser opinar sobre o tema é só falar!

RUN DMC
Foi a primeira banda de Rap a ficar popular nos EUA. Seu som é a base do Rap até hoje! A molecada de hoje tem que ouvir o som dos caras.

AFrica Bambaataa & Soul Sonic Force
Esta banda criou a musica de Break Dance. Seus batidões graves e quebrados são copiados até hoje por artistas como Black Eyed Peas!

Public Enemy
Esta banda tem em seus integrantes latinos e afro-americanos. Eles desenvolveram um Rap agressivo que fala da violencia urbana e mistura de rock pesado.

Beastie Boys
Se você acha que o Rap do Eminem é novidade é porque nunca ouviu os Beastie Boys. A primeira banda de Rap formada por garotos brancos do Bonx.

Eric B & Rakim
No meio dos anos 80 sirgiu o mc Rakim e o dj Eric B, que trouxeram um rap de fala cadenciada e que deve ter influenciado e muito o Racionais Mc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário