sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O olho e o desenho

Muitas pessoas quando vêem as obras de Da Vinci ou Michelangelo, Mauricio de Sousa e Walt Disney ficam pensando como dever ser bom desenhar ou falam consigo mesmo "eu queria ter este dom". Para começo de conversa e sendo polêmico a capacidade de desenhar não é um dom. Não é algo que Deus concebeu para os 'predestinados'. Não é um milagre!

Assim como para os grandes genios da ciência o estudo requer expiração e inspiração, isto é, estudo e reflexão e antes de tudo pesquisa. O mesmo ocorre com o desenho: é preciso treinar e muito! Leonardo Da Vinci passava horas estudando o corpo humano. Destrinchava cadaveres e passava um bom tempo do dia refletindo sobre as formas da natureza. Não é a toa que ele se tornou o maior artista de todos os tempos.
                                     
O mesmo se pode dizer de Michelangelo, Walt Disney e Mauricio de Sousa. Um dos artistas que mais admiro e percebo a perceverança e treino constante era Pablo Picasso. Desde seus desenhos acadêmicos até o Cubismo o cara experimentou todas as formas de expressão e fez até uma escultura com restos de uma bicicleta.

Outro que percebeu que a arte não era dom e sim reflexão foi Marcel Duchamp. Quem já viu seus desenhos pré-urinol percebe que o cara fez um longo trajeto até se tornar o papa da arte conceitual. Enfim, sugero que leiam o livro escrito por Eduardo Carreira chamado "Os escritos de Leonardo Da Vinci sobre a arte da pintura" onde pode se perceber todo o metodo de trabalho do maior artista de todos os tempos. Também, sugiro que comprem um caderno de desenho e quando estiverem com tempo livre observem objetos e pessoas nas ruas e tente capta-las no papel. No início é muito dificil mas depois, se torna super divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário