sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mundo egípcio

Os recentes conflitos no Egito, fizeram o mundo olhar para a região dos antigos faraós novamente. Lar de Djoser, Quéops, Miquerinos, Ramses III, Akhenaton, Nefertite, Tutancamon e Cleópatra; o Egito tem uma história única que de certa forma perpassa pela humanidade.

Dividido em antigo, médio e novo império, a civilização egípcia se localizava ao norte da África no deserto cortado pelo majestoso rio Nilo. Foi já no antigo império que surgiriam as grandiosas pirâmides de Quéops, Quéfrem e Miquerinos. Está obra arquitetônica foi idealizada por Imhotep para o faraó Djoser. Nela o faraó poderia descansar seguro para a nova vida com os seus pertences.

Os palácios egipcios possuiam colunas papiriformes, isto é, com o fuste em forma de papiro, a planta que crescia em abundância nas margens do Nilo e que era usada para tudo desde a construção de barcos, alimento e como precursor do papel para escrever.

Os hieróglifos foram a escrita icônica dos egípcios, desta forma eles registravam a sua história e principalmente os feitos dos faraós. Aliás, registrar estes feitos parecia  ser a principal preocupação dos egípcios. Os faraós eram tratados como legitimos deuses terrenos e por isto ganhavam estatuas de bronze e rocha feito sempre de contra posto ( o personagem esta sempre com um pé a frente). De certa forma as primeiras esculturas gregas de couros e courés são identicas as esculturas egípcias, o que prova o poder de  influência que este povo tinha sobre outras nações.

A pintura egípcia tinha como principal caracteristica mostrar o retratado de peito de frente, cabeça de lado e pernas. A ideia seria uma observação de que tudo que viamos era concreto e por isto, seria em terceira dimensão. Porém, como os egípcios não tinham resolvido esta questão de bidimensionalidade X tridimensionalidade, a figura ganhava estas caracteristicas peculiares de pernas, cabeças e braços de lado enquanto o peito era de frente. Somente mais tarde os gregos e os romanos resolveria esta questão.
        
O faraó mais famoso da história é Tutancamon que mesmo não tendo tido um governo longo ou importante ( ele morra aos 14 anos de idade) se tornou celebre quando os arqueologos franceses encontraram sua tumba intacta e cheia de mobiliário e artigos em ouro e pedras preciosas. Outro personagem importante foi Cleópatra, a rainha egípcia descendente de romanos e que por problemas amorosos e politicos levou a ruina os ultimos dias do Egito.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário