domingo, 20 de fevereiro de 2011

Guerra sem feridos

O xadrez é um dos jogos mais interessantes que existem. Estou bolando um projeto para que ele seja usado na instituição escolar em que trabalho. O mais bacana é perceber nele um jogo de estratagema de combate onde se pode trabalhar o lúdico e também a lógica pois, cada golpe dado requer toda uma visão geral de sua estrategia bem como a de seu oponente. Muita gente não sabe mas, o xadrez não surgiu no ocidente como imaginamos.

Ele nasceu na India no século VI. Um monarca indiano resolveu presentear um rei vizinho e deu a ele um tabuleiro e algumas peças feitas de marfim. O rei que recebeu o presente tinha que decifrar qual era a relação das peças e o tabuleiro. Depois de muito pensar o rei percebeu que o tabuleiro e as peças representavam um campo de batalha.

A partir daí o jogo  começou a ser usado por generais e reis como modo de planejar seus combates e somente depois se tornaria um jogo de entreterimento. Não se sabe quantas pessoas jogam xadrez no mundo mas dever ser muita gente já que o jogo é popular em vários países.

Outra coisa bacana de saber é que em cada país o jogo muda o formato das peças. Geralmente temos o rei, a rainha, os bispos, os peões e os cavalos como se fossem uma visão de uma guerra medieval. Na India por exemplo, a rainha é um elefante, o que prova que cada cultura pode dar a cara que quiser as peças sem modificar seus valores no jogo. Imagine um jogo de xadrez com elementos brasileiros como a guerra de canudos ou os inconfidentes!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário