sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Exposições 2011 parte II

Da última vez que estive nesta sessão falei da exposição do Hélio Oiticica no Museu da Republica. Espero que tenham gostado! Como ainda é só o começo do ano e logo teremos o feriado do Carnaval, recomendo que quem estiver  sem nada especial para fazer deve ir correndo ver a exposição da Mariko Mori no CCBB e uma exposição de fotografia nas galerias da Caixa. Estão bem bacanas e podem servir como analise. Pois enquanto uma explora a visão da tecnologia e da sensitividade ultra moderna made in Japan, a outra foca apenas no olho e vasculha a nossa propria cultura:
    
Mariko Mori, Oneness. de 3 de fevereiro a 3 de abril, CCBB ( Setor de Clubes Sul)
A cultura asiática nunca nos pareceu tão importante. A potência cultural e economica japonesa e a assenção da China fez que o ocidente olhasse com outros olhos o outro lado do mundo. Talvez seja por isto que a exposição da artista e designer nipônica Mariko Mori nos fascine tanto. As suas obras priorizam o contato do espectador que irá ver suas obras criando assim uma simbiose entre fruidor e objeto. Mariko Mori consegue reunir o universo cosplay  dos animes com a obsessão que o japonês tem por tecnologias. Desta forma fica mais fácil entender obras como 'Wave UFO" uma gigantesca espaçonave construída na sala de vidro do CCBB!
   
Rosa Gauditano, Povos Indígenas no Brasil, 01 de fevereiro a 09 de março, Caixa Economica (setor Bancário Sul)
34 povos indígenas retratados em um projeto fotográfico. É o que se pode esperar ver na exposição na Galeria da Caixa Econômica intitulada de 'Povos Indígenas no Brasil'. A fotografa Rosa Gauditano expõe fotos coloridas que registram a dia a dia de tribos como Terena, Pataxó entre outros sem a intensão de serem foto artisticas ou que glamourizam o fato. A lente de Gauditano não procura tambem ter um olhar exótico de colonizador e sim um espectador passivo que passeia na vida diária destes homens e mulheres que aqui habitam esta terra à tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário