quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Barroco no dia a dia

O movimento Barroco foi a primeira manifestação de arte europeia que os nativos tupiniquins conheceram. Devido a fuga da familia real portuguesa da invasão do exercito francês de Napoleão que varreu a Europa tentaram mudar o ambiente tropical da recém descoberta colônia para recebe-los. os indios não conheciam a olearia ( a arte de trabalhar o tijolo) devido suas residências serem de palha e lama endurecida. Com a intervenção dos missionários passaram a construir residências e templos parecidos com os que os europeus tinham em sua metropole.
O barroco que o Brasil desenvolveu é uma mistura do exagero do Rococó com as intensões religiosas do Barroco. Como não tinhamos rochas duras como o marmore as estatuas foram confeccionadas com pedra sabão e madeira, materiais abundantes em muitas regiões colonizadas como Minas Gerais.
No Centro-oeste, mais precisamente em Goiás as cidades possuem igrejas feitas em madeira e possuem uma decocaração mais modesta que as de Minas ( as igreja mineiras eram decoradas com ouro devido a extração).

Em Brasilia existe uma enorme discussão acadêmica onde procura-se afirmar que a capital federal seria uma nova visão barroca e não moderna como se apreguava antes. A catedral feita por Niemeyer seria mais barroca que moderna devido as suas linhas curvas que parecem uma coroa. O Museu Nacional por não ser cubico, isto em forma de um cubo, como a maioria dos predios e sim uma cupula seria também uma obra barroca.
     
O Que caracteriza uma obra Barroca e Rococó:
+ muitas linhas em forma de espiral nos moveis.

+ desenhos e forma que lembram plantas.

+ exagero de cores.

+ esculturas com rostos retorcidos.

+ casas com janelas muito verticalizadas.

+candelabros.

+ultensilios de porcelana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário